Você acorda mais cansado do que foi para a cama e a única coisa que consegue pensar é em um café preto para poder se ativar pela manhã?
Não é ruim, mas saiba que a cafeína não é a única forma de começar o dia com energia. Além do café (que sim, ajudam você a ficar mais atento e acordado), um café da manhã completo e energético é a chave para manter a energia durante o resto do dia. O importante é escolher opções de recheios que, ao mesmo tempo, forneçam os nutrientes necessários para que seu corpo atinja seu potencial máximo. Depende muito da região onde você vive, das suas atividades diárias e do seu tipo de alimentação, mas propomos um café da manhã de campeões que nunca falha.
Frutos secos
Nozes para o coração: suas grandes quantidades de ácidos graxos ômega 3 ajudam a controlar o colesterol). Amêndoas para os ossos: cheias de cálcio e fibras, são a opção ideal se você não come carne ou é vegano. Pistache, castanha de caju, avelãs, a lista é infinita (e fica cada vez mais saborosa). Seja o que for, as nozes devem fazer parte da sua alimentação diária, pois melhoram o trânsito intestinal, saciam e, ainda por cima, potencializam o seu desenvolvimento cognitivo. Fato curioso: O amendoim é, de fato, uma leguminosa.
Ovos ou Tofu
Essas bombas de proteína te dão energia para durar muito tempo! (Pense nisso como a reserva de gasolina que permite chegar ao posto de gasolina caso você tenha perdido o reabastecimento antes). Geram tanta saciedade que, na refeição seguinte, você não devora tudo em 5 minutos, ou come lanches pouco saudáveis entre o café da manhã e o almoço. Além disso, eles mantêm os níveis de insulina constantes para que você não sofra uma queda no açúcar. Assim você não cai na tentadora – e pouco saudável – lata de refrigerante, ou aquele docinho para recarregar as baterias.
Sementes de Chia
Gergelim, papoula, girassol, linho, abóbora; A quantidade e variedade de sementes que temos hoje em mãos é gigantesca. Nesse caso, os mais indicados para o café da manhã são os de chia: superfibrosos, com ômega 6, ferro, cálcio, magnésio e, além disso, ajudam a regular o sistema digestivo e a prevenir inflamações.
O que mais você poderia pedir?
Dica: se hidratar uma medida de sementes de chia com 3 ou 4 medidas de leite animal ou vegetal, terá um pudim de chia (algo como uma sobremesa cremosa) que pode combinar com mel, frutas, nozes ou amêndoas e algumas especiarias. Experimente, você vai nos agradecer.
Frutos vermelhos e bananas
Nem todas as frutas são ideais para o café da manhã e algumas podem até pesar ao acordar. O que mostram todas as caixas de cereais que dizem ser saudáveis? Frutas vermelhas: Sejam framboesas ou mirtilos, essas frutas têm menos açúcar que as demais e muito mais fibras, por isso saciam (e nutrem) mais.
O mesmo acontece com a banana, que é cheia de antioxidantes e muito versátil: você pode fazer cafés da manhã diferentes sem se cansar de comer sempre a mesma coisa. Você tem a opção de smoothies, purê de banana com aveia, cereais e nozes, pudins e muito mais.
Aveia
Alguns chamam de “Comida de cavalo”…, mas a aveia é um superalimento que vale a pena incorporar. Nem todos os carboidratos são “ruins” e na quantidade certa eles lhe darão um bom impulso de energia.
Carboidratos complexos como a aveia são cheios de fibras e, como os demais ingredientes que mencionamos, mantêm você saciado por mais tempo.
Pronto (a) para um café dos campeões?
Lembre-se, para ficar saciado o dia todo, nada de cereais cheios de açúcar no café da manhã (mais tarde, talvez…). Pense que o café da manhã é a primeira coisa que você dá ao seu corpo. Encha-o com óleo diesel para fazer uma boa viagem durante o dia.