Quando chega a tarde, você sente um cansaço indomável que o impede de se concentrar nas tarefas? Você acha que um café ou um mate não são suficientes para lhe dar aquela energia extra necessária para chegar inteiro ao final do dia? Então uma soneca pode ser o que você precisa.
Existem estudos científicos que comprovam que tirar uma soneca traz diversos benefícios para a saúde: pode prevenir doenças cardíacas, reduzir a pressão alta, promover a concentração e estimular a criatividade. Sem ir mais longe, 98,5% dos argentinos (pesquisados pela Calm) afirmaram tirar uma soneca em algum momento em sua vida cotidiana, aproveitando assim as vantagens de um bom cochilo.
Mas nem todos dormem da mesma maneira, nem procuram a mesma coisa quando tiram uma soneca. Nesta nota falamos sobre os diferentes tipos de cochilos, suas características e benefícios.
Quanto tempo deve durar uma soneca?
Como regra geral, deve durar o suficiente para ajudá-lo a recarregar as energias e melhorar o humor e a concentração, mas sem chegar ao embotamento e à sensação de cansaço e confusão (que todos conhecemos).
Existem vários tipos de cochilos, mas vamos nos concentrar em 2 especificamente:
PowerNaps (sono curto)
Sua duração é entre 20 e 30 minutos. Ajuda a repor energia, melhorar o desempenho e aumentar a produtividade.
Uma atualização que você pode implementar se já tiver esse tipo de cochilo incorporado é tomar uma xícara de café antes de se entregar a esse sono breve, mas eficaz.
A cafeína leva em média 20 minutos para fazer efeito em nosso corpo. Assim, ao acordar você aproveitará os resultados do cochilo somado à dose de cafeína: é uma vitória, uma vitória.
Cochilo de recuperação
Sua duração média é de 90 minutos e é de fato o que a maioria dos argentinos pratica. Sua função é repor as horas de sono perdidas na noite anterior ou compensar aquelas que serão necessárias na noite seguinte.
Prós e contras de uma soneca
Tirar uma soneca traz muitos benefícios para o nosso bem-estar emocional e físico. Como já dissemos, ajuda-nos a desligar, a distanciar-nos de situações estressantes, a repor energias e a equilibrar as emoções. É um antídoto infalível para o cansaço e ainda ajuda a melhorar a memória.
Mas nem tudo é cor de rosa. Para algumas pessoas, uma soneca pode deixá-las confusas, mais cansadas do que antes e irritadas.
Por sua vez, o descanso da tarde pode afetar a higiene do sono, potencializando a insônia já presente ou dificultando o sono noturno.
Para evitar o lado negativo que uma soneca pode ter, e/ou potencializar suas vantagens, recomendamos sempre colocar um alarme antes de tirá-la. Assim já sabemos antecipadamente quanto tempo vai durar e não corremos o risco de acordar às 4 horas sem nem saber onde estamos.
O horário em que dormimos também pode nos ajudar a dominar o cochilo: o horário ideal é no início da tarde, depois do almoço, quando toda a nossa energia vai para a digestão e a famosa sonolência começa a tomar conta.
E quer você durma o clássico cochilo de uma hora e meia ou esteja aproveitando o famoso cochilo revigorante, nada melhor do que fazê-lo sobre um colchão confortável e de qualidade que lhe dê o melhor suporte e ao mesmo tempo o envolva como uma nuvem.